quarta-feira, 29 de abril de 2015

As Profissões Mais Bem Pagas Em Portugal: Saiba Quais!


De facto, em Portugal, apesar da crise económica que se vive atualmente, há empresas e sectores onde os efeitos não são sentidos. E são muitos os que consideram a perspetiva salarial como um fator de peso para a tomada de decisão, relativamente ao caminho a seguir em termos profissionais. Se é o seu caso veja lista das profissões com melhores remunerações.

Por onde escolher?
Se achava que a escolha se resumia à medicina e/ou às engenharias, não podia estar mais enganado. A lista é mais vasta do que se possa pensar e inclui áreas diversificadas. Veja abaixo alguns exemplos (é importante referir que a lista apresentada não obedece nenhuma ordem de acordo tabela salarial).

1. Profissionais da Banca
Sete a oito mil euros por mês - sim, leu bem - sete a oito mil euros são os valores salariais médios atribuídos cargos superiores (diretores de topo). Mas não se fica por aqui, a este valor, pode somar-se ainda um bónus mediante o desempenho; razões mais que suficientes para ser uma das profissões mais bem pagas em Portugal.

2. Marketeers Estratégicos
Há quem lhe chame a nova profissão da moda, mas saiba que - além de ser uma área que apresenta bons níveis de empregabilidade – o Marketing Estratégico é uma área que oferece boas perspetivas de crescimento (à escala global). Sem falar claro das margens salariais. Por exemplo, para profissionais em cargos de direcção em início de carreira (até três anos de experiência), o salário médio anual é de 21000 e cerca de 24000 euros. Já um diretor de marketing (com três a seis anos de experiência profissional) tem um salário médio de 27000 (aproximadamente) a 33000 euros anuais. A partir daí é sempre a subir. Mas estes valores não se ficam por aqui, além dos cargos de direção, há ainda os chamados profissionais especializados, cujas remunerações por serviço prestado podem ascender a valores mais elevados, valores esses que são definidos por cada profissional.

3. Pilotos e Controladores Aéreos
Se costuma ver anúncios de recrutamento para empresas de aviação, nomeadamente para pilotos e/ou controladores aéreos e gostava de trabalhar nestas áreas, talvez esteja na hora de se decidir a avançar com a candidatura. Um piloto de aviação civil leva para casa cerca de 8 mil euros por mês; e os controladores de tráfego aéreo, embora que tenham salários “mais modestos” chegam a auferir cerca de 5 mil euros por mês, sendo por isso duas das profissões mais bem pagas. Os elevados salários são, no entanto, justificados dado o elevado nível de exigência em termos pessoais, mentais e físico.

4. Médicos
Sim, já tardavam a aparecer. Médicos de especialidade – tais como cirurgiões ou dentistas – ocupam um lugar de destaque na lista das profissões melhor remuneradas. Os salários dependem da experiência e/ou estatuto de cada profissional.

5. Advogados e Juízes
À semelhança dos médicos, estes profissionais integram também a lista das profissões com vencimentos mais elevados em Portugal. No entanto, para os advogados dificilmente se define um valor fixo, já que os seus honorários variam de acordo com a experiência que detêm e com o estatuto alcançado. Já para os juízes, os salários variam entre quatro a sete mil euros mensais.

6. Engenharias tecnológicas e de produção
Os engenheiros com formação nas novas tecnologias e sistemas de informação (TIC) estão em destaque. Além de fazerem parte do grupo de profissionais que Portugal mais exporta, são também os que – ficando em Portugal – têm oportunidade de perspetivar uma evolução salarial (dir-se-ia mesmo astronómica). Dos cerca de 800 a 1200 euros iniciais, podem chegar a ganhar entre três a cinco mil euros por mês.

Mas há mais…
Estas não são as únicas. Auditores financeiros, profissionais de distribuição e telecomunicações, investigadores científicos ou técnicos especializados (como carpinteiros, canalizadores ou eletricistas) completam a listagem das profissões mais bem pagas em Portugal.

Embora a crise económica tenha vindo alterar o paradigma na pesquisa e seleção de empregos. A verdade é que embora, muitos se considerem satisfeitos por arranjar trabalho, outros há para quem um bom salário pode ser um fator decisivo. E lembre-se, que ainda que as ofertas com bons salários lhe possam parecer um “oásis no deserto”, não são impossíveis de encontrar.



Fonte: e-konomista


Sem comentários:

Enviar um comentário