quarta-feira, 26 de novembro de 2014

É o seu primeiro dia num novo emprego? – 12 Dicas para transformar esse dia num sucesso


Não importa qual o tipo ou formato de trabalho que lhe foi atribuído neste novo desafio – A verdade é que o primeiro dia de trabalho pode ser uma experiência stressante. No entanto, se estiver devidamente preparado, pode transformar esse dia numa experiência positiva e ser o início de uma carreira fantástica. Siga estas doze dicas e verá que tudo irá correr bem.

ANTES
1. Vá até ao local de emprego 
Faça, na prática, o caminho até ao local de trabalho. Além de ficar como uma noção real dos tempos envolvidos permite-lhe saber o tipo de “atrasos” ou outras adversidades que poderá ter de enfrentar.

2. Acorde mais cedo
Se ( e no seguimento do ponto anterior ) demorou cerca de uma hora desde de “o acordar” até ao novo local de trabalho dê pelo menos +30 minutos extra para algum imprevisto que possa acontecer. Uma das piores impressões que pode deixar, neste seu primeiro dia, é a ausência de pontualidade.

3. Faça o seu trabalho de casa
Por vezes apenas temos uma breve e resumida ideia do que será a nossa função. Toda a leitura que consiga obter sobre a empresa vai ajudá-lo a ter uma ideia mais clara do trabalho. Estar familiarizado com o que precisa ser feito é sempre uma enorme valia.

NO LOCAL
4. Esteja confiante
A confiança é uma qualidade fundamental para o sucesso. Ao se sentir confortável neste novo desafio estará a dar um enorme contributo para que este seja um dia em pleno.

5. Use roupas que sejam adequadas ao local de trabalho
Claro que ainda não tem uma percepção completa do que será o mais adequado mas o tipo de emprego e a entrevista que teve de ir talvez lhe tenham dado uma noção base dos cuidados a ter. Em caso de dúvida opte por algo mais formal.

6. Tome notas
Será com certeza apresentado a outras pessoas, o seu superior irá lhe passar algumas indicações iniciais, haverá alguma breve reunião com alguns colegas de departamento e é humanamente impossível fixar tudo isto. Escreva e anote tudo. Mesmo o que possa parecer menos relevante.

7. Escute, em vez de falar
Seja este seu primeiro emprego ou não a verdade é que, neste momento, pouco sabe sobre a cultura da empresa, sobre o modo como a empresa funciona internamente e sobre os detalhes exigidos pela função que vai ocupar. Por isso controle aquele impulso inicial de falar em demasia.

8. Mantenha um bom nível de comunicação
Comunicar com todos os elementos da empresa, desde o primeiro dia, tornam a integração mais fácil e irá sentir-se “mais parte da equipa e da empresa” e não um elemento estranho e à parte.

9. Seja eficaz na gestão do tempo
Saber priorizar suas tarefas que lhe possam ter sido atribuidas para este primeiro dia é uma parte importante para se ser bem sucedido.

10. Se não souber pergunte
Na atribuição da sua primeira tarefa ou objetivo irão surgir dúvidas normais e usuais para alguém que chega pela primeira vez a uma empresa. Faça um breve resumo das principais questões que possam ter surgido e fale com o seu superior para que o possa clarificar. Aproveite, talvez no final do dia, para trocar essas impressões diretamente com o seu superior.

DEPOIS
11. Últimas notas
Foi o seu primeiro dia pelo que ainda podem haver uma série de dúvidas ou questões. Use alguns minutos para tomar algumas notas que julgue importante para que amanhã as possa clarificar. De resto, missão cumprida.

12. Relaxe
Faça uma pausa e mantenha-se positivo !


Sem comentários:

Enviar um comentário